quarta-feira, 5 de junho de 2019

Suplementos Alimentares são realmente necessários?


"Estima-se que o mercado brasileiro de suplementos cresça 25% ao ano, e que desde 2014, o mercado global já tenha movimentado mais de 200 bilhões de dólares."

Esse dado é real, publicado pelo Ministério da Saúde, e venha ver se você realmente precisa de suplementos para ter mais saúde.





   Na nossa realidade atual vemos muitas pessoas utilizando suplementos durante prática de exercícios para potencializar os resultados da academia.
   Sim, quando prescritos por um profissional que acompanha a sua alimentação, pode ser que realmente haja essa necessidade, mas nem sempre é assim. Sem acompanhamento de um bom profissional, esses produtos podem até fazer mal para a sua saúde.
   A principal função dos suplementos, como o próprio nome já diz, é suplementar algum nutriente que esteja faltando na sua alimentação. Muitas vezes conseguimos o total de nutrientes somente pela alimentação, não precisando realmente suplementar. 
   Para diagnosticar se faltam nutrientes no teu plano alimentar, pode-se fazer exames de sangue e avaliar através de alguns sinais e sintomas durante uma consulta com seu nutricionista e/ou médico.    Lembrando que o médico pode diagnosticar a falta de nutrientes, mas não tem competência legal para para prescrever dieta para o seu paciente, somente receitar tratamento medicamentoso se necessário. 
   Ingerir suplementos sem prescrição podem acarretar muitos problemas para a saúde. A principal via de eliminação das toxinas do nosso organismo é pela urina, e tudo passa pelo nosso fígado, então pode haver uma sobrecarga renal ou hepática em função do abuso de suplementos. Até mesmo os termogênicos quando mal usados podem acarretar problemas na tiroide, taquicardia e mal estar.
   Se você está há muito tempo sem praticar exercícios físicos, comece procurando um médico para avaliar sua real condição física, tenha um acompanhamento nutricional com um profissional de confiança e alie-se a um educador físico para fechar com chave de ouro o preparo físico. Se houver comunicação entre esses três profissionais, certamente os resultados serão ainda melhores e com certeza mais seguros. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário